quarta-feira, 29 de junho de 2011

e-learning e b-learning

O conceito e-learning refere-se a um modelo de ensino não presencial, que recorre a tecnologia. É um modelo de ensino/aprendizagem que assenta nas capacidades da Internet para comunicação e distribuição de informação. Assim sendo, através do e-learning os alunos têm a possibilidade de aceder a informação através das novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. O e-learnin fica disponível, para o formando, 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Na modalidade de e-learning, as actividades podem ser síncronas ou assíncronas, ou seja, o professor e os alunos trabalham durante um período pré-definido ou cada um cumpre com as suas tarefas em horários flexíveis.
A implementação de uma solução e-learning permite:
- a redução de custos associados com a formação (ex: redução de custos de deslocações e estadias)
- a democratização ao acesso à educação;
- aumentou a autonomia do formando;
- incentivar a educação permanente e
- aplicar recursos tecnológicos e de multimédia, enriquecendo a formação.
O conceito b-learning (blended learning) refere-se a um modelo de formação em que a maior parte dos conteúdos é transmitido à distância. Todavia, este modelo inclui necessariamente situações presenciais (blended- algo misto). As actividades também podem ser síncronas ou assíncronas.
O b-learning possibilita diversas vantagens, tais como: o desenvolvimento das dinâmicas colectivas; a integração pessoal entre os participantes; a redução de custos com a formação de grupo, a possibilidade de realizar trabalhos de campo e visitas técnicas.
O b-learning revela algumas desvantagens, tais como: necessidade de organizar turmas presenciais; limita o acesso de alunos que pretendem estudar os programas de forma independente e com horários flexíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário