quarta-feira, 29 de junho de 2011

Não faz Mal Ser Diferente...



Leitura do livro Não Faz Mal Ser Diferente para assinalar o Dia da Pessoa Portadora de Deficiência. Um trabalho de Alunos do 2.º ano de escolaridade no ano lectivo de 2009-2010. (Escola EB1 Devesinha de Vizela)

Whyville


O Whyville (www.whyville.net/) é um site educacional da internet direccionado para crianças e adolescentes. O objectivo deste site é aliciar os utilizadores para o jogo, permitindo a aprendizagem de diversos conhecimentos na área da ciência, economia, jornalismo, cidadania, arte e geografia.
O Whyville caracteriza-se por ser uma vibrante cidade virtual.
Este site foi lançado em 1999 e já recebeu diversos prémios pela sua elevada qualidade educacional e segurança.
Whyville trabalha com diversos patrocinadores, tais como a fundação AALAS, de forma a proporcionar um conteúdo educacional dinâmico e adequado para as crianças e permitindo que os utilizadores conheçam os diversas patrocinadores.
No Whyville, o utilizador pode, por exemplo, criar habitats para os animais, assumindo um papel protector e permitindo a aquisição de diversos conhecimentos relacionados com esta temática, como por exemplo: curas e tratamentos para doenças.



E-Portefólio de Actividades Educativas

Este site (http://www.esepf.pt/~p2007279/projecto.html) foi realizado no âmbito de uma Pós-graduação realizada na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, aquando da realização do trabalho de investigação-acção.
Neste site podemos ter acesso a diversos recursos educativos de apoio ao ensino de alunos com Necessidades Educativas Especiais. São actividades interactivas, em que a criança pode fazer os jogos de palavras e jogos de imagens.


e-learning e b-learning

O conceito e-learning refere-se a um modelo de ensino não presencial, que recorre a tecnologia. É um modelo de ensino/aprendizagem que assenta nas capacidades da Internet para comunicação e distribuição de informação. Assim sendo, através do e-learning os alunos têm a possibilidade de aceder a informação através das novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. O e-learnin fica disponível, para o formando, 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Na modalidade de e-learning, as actividades podem ser síncronas ou assíncronas, ou seja, o professor e os alunos trabalham durante um período pré-definido ou cada um cumpre com as suas tarefas em horários flexíveis.
A implementação de uma solução e-learning permite:
- a redução de custos associados com a formação (ex: redução de custos de deslocações e estadias)
- a democratização ao acesso à educação;
- aumentou a autonomia do formando;
- incentivar a educação permanente e
- aplicar recursos tecnológicos e de multimédia, enriquecendo a formação.
O conceito b-learning (blended learning) refere-se a um modelo de formação em que a maior parte dos conteúdos é transmitido à distância. Todavia, este modelo inclui necessariamente situações presenciais (blended- algo misto). As actividades também podem ser síncronas ou assíncronas.
O b-learning possibilita diversas vantagens, tais como: o desenvolvimento das dinâmicas colectivas; a integração pessoal entre os participantes; a redução de custos com a formação de grupo, a possibilidade de realizar trabalhos de campo e visitas técnicas.
O b-learning revela algumas desvantagens, tais como: necessidade de organizar turmas presenciais; limita o acesso de alunos que pretendem estudar os programas de forma independente e com horários flexíveis.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Leme

O Leme (http://www.leme.pt/) é projecto sem fins lucrativos e é constituído por um portal e uma enciclopédia. Foi criado por Jorge Francisco Martins de Freitas.
O Portal O Leme é constituído por 70 000 páginas: 14 0000 com conteúdos próprios e 56 000 dedicados à catalogação de sites externos.
O Leme está mais vocacionado para a Cultura, o conhecimento científico e o turismo. Todavia, o Leme também funciona como portal para busca de sítios na internet.

O Calaméo


O Calaméo (http://pt.calameo.com/) é um programa que cria publicações da Web interactivas. Com este programa podemos criar livros interactivos, revistas, brochuras, catálogos…

É um programa de fácil utilização.

Com o Calaméo, podemos desfrutar da sensação de folhear um livro.

As vantagens deste programa, referenciadas no site do mesmo, são:


  • Economias de tempo e custo em produção, impressão, envio de cópias impressas e logística. Comunicação inovadora, original e lúdica que capta imediatamente o interesse do leitor.
  • Relatório de audiência, estatísticas sobre o universo de leitores... e outras funcionalidades de e-Marketing que permitem medir a eficácia das suas publicações.
  • Facilidade de acesso e armazenamento de ficheiros acessível na Internet a qualquer momento.
  • Possibilidade de criar uma agência de imprensa online.

 

Técnica e a Tecnologia

Sociedade… Tecnologia… Técnica… A nossa sociedade depende de sistemas interconectados, hardwares, softwares, bytes, megabytes. Segundo Winner, vivemos num “sonambulismo tecnológico”. “Se todos os inventos mecânicos dos últimos cinco mil anos fossem apagados de repente, haveria uma catastrófica perda de vida; mas o homem continuaria sendo humano. Por sua vez, se se eliminasse a faculdade de interpretar [...] a terra inteira desapareceria mais depressa que a visão de Próspero e o homem sumiria num estado mais desamparado e brutal que o de qualquer animal: próximo à paralisia” (Munford apud Mitcham, 1989, p. 55).  A sociedade, a cultura e o progresso são associados ao desenvolvimento técnico. Os marcos da nossa história assim o comprovem: a “era da pedra”, a “era do broze”, a “revolução Industrial”.
A técnica (do grego, τέχνη (téchne) é o conjunto de procedimentos metódicos utilizados para conseguir obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da tecnologia, das Artes ou em qualquer outra actividade. Assim sendo, é um conjunto de processos que acompanham os conhecimentos científicos e são utilizados na investigação e na transformação da realidade. Segundo o geógrafo Ruy Moreira, as técnicas são “as práticas de disciplinar a maneira de o homem lidar com o mundo que o rodeia”. Para este investigador, quando plantamos trigo, quando tocamos violão, estamos a desenvolver uma habilidade, uma técnica.
A ténica manifesta-se na actividade de todos os seres vivos, sendo uma resposta a necessidade de sobrevivência. No animal, a ténica é uma das características que define cada espécie. No ser humano, a técnica surge da sua relação com o meio, implicando reflexão, consciencialização, invenção. O ser humano constroi o que imaginou.
A tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo")  envolve o conhecimento técnico e científico de ferramentas, máquinas e outros instrumentos. Segundo Ruy Moreira, a tecnologia é “o conjunto dos princípios que orientam a criação das técnicas de uma civilização”.
A tecnologia e a técnica permitem ao ser humano desenvolver com maior habilidade as suas actividades, permitindo “dominar” o seu meio.
“Primeiro, a tecnologia é uma amiga. Torna a vida mais fácil, mais limpa e mais longa. Pode alguém pedir mais de um amigo? Segundo, por causa de seu relacionamento longo, íntimo e inevitável com a cultura, a tecnologia não convida a um exame rigoroso de suas próprias consequências. É o tipo de amigo que pede confiança e obediência, que a maioria das pessoas está inclinada a dar porque suas dádivas são verdadeiramente generosas. Mas é claro, há o lado nebuloso desse amigo. Suas dádivas têm um pesado custo. Exposto nos termos mais dramáticos, pode-se fazer a acusação de que o crescimento descontrolado da tecnologia destrói as fontes vitais de nossa humanidade. Cria uma cultura sem uma base moral. Mina certos processos mentais e relações sociais que tornam a vida humana digna de ser vivida. Em suma, a tecnologia tanto é amiga como inimiga [...](Postman, 1994, p. 12) .

sábado, 7 de maio de 2011

O sonho alimenta a vida


Passamos a vida toda a procura de um lugar seguro. 
Passamos a vida toda a procura de um porto de abrigo. 
Mas, muitas vezes, este não passa de uma miragem, de um sonho. 
Mas, o sonho alimenta a vida. 
Vamos continuar a sonhar!


Fotografia de Ricardo Araújo


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Para a Primavera

Mais alguns desenhos para colorir ou carimbar, este são referentes à Primavera.




Lengas-lengas

Aqui vou deixar vários exemplos de lengas-lengas que as crianças podem ilustrar ou colorir.



Bonecos Variados





Colheres de Pau

Em Vila do Conde costuma haver uma feira chamada "A Feira dos Vinte". Esta mesma feira tem já muitos anos de tradição e uma das suas grandes particularidades é a venda de colheres de Pau. Aqui deixo dois exemplos das muitas colheres que fiz com os meninos do ATL.





Armários da Muda da Fralda

Cá ficam mais uma ideias para se começar o Ano Lectivo. Novamente com o tema das Pintarolas.





Dia do Pai

Para o Dia do Pai deixo uma camisa que pode Ser carimbada com rolha por exemplo, deixando o papá cada vez mais elegante.



Halloween

 Para quem gosta de uns trabalhinhos para o Halloween aqui está uma abóbora.





Arte natalícia

Ora na época de natal faz sempre falta ums ideias novas, assim sendo cá deixo duas ideias para trabalhar com os nosso mais pequeninos.



Bonecos de Neve



Ora aqui fica mais uma sugestão alusiva ao Inverno para se fazer com os mais pequeninos. Com os dedinhos e alguns brilhantes aqui está um trabalho bem fresquinho.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Placares Dia da Mãe

Aqui ficam algumas sugestões para enfeitar a sala para o Dia da Mãe.






Prenda do Dia da Mãe

Neste mês do Dia da Mãe fica aqui um bom exemplo para uma prenda original e muito útil.



A caixa é uma caixa de madeira, que pode ser envernizada antes de pintar, para dar um melhor acabamento. A seguir é só colorir com a cor desejada e aplicar todo o tipo de coisas. Neste caso apliquei corações recortados de papel de embrulho e colados com cola branca.



Por dentro a pintura torna-se opcional, neste caso a cor é a mesma do exterior da caixa. No interior na parte da tampa pode ser aplicada a fotografia da criança ou pode-se optar por escrever qualquer coisa alusiva à Mãe, ou simplesmente o nome da mãe ou do filho. Na parte inferior pode optar-se por deixar a madeira à vista ou então forrar. Neste caso utilizei pano de forro acetinado vermelho, mas pode utilizar-se felpo ou outro tipo de tecido flexível. Deve ser tudo colado com cola branca. No fim pode envernizar-se com verniz de spray ou normal.



Para o embrulho utilizei neste caso papel crepe. No entanto como este se mostra um pouco frágil quando envolve embrulhar madeira (rompe com facilidade) optei por colocar entre a caixa e o papel crepe um saco plástico. assim protege o papel crepe de rasgar e a própria caixa. 



Depois é só atar firmemente com uma fita a gosto. Desta vez em vez de fazer um cartão resolvi desenhar um cartão pequenino em forma de coração onde escrevi Dia da Mãe e apliquei alguns brilhantes. Este cartão é furado com um furador e prende-se com o fio que está a atar o embrulho.


Actividades para a Páscoa

Aqui fica um coelho para se rechear com amêndoas ou chocolates e é uma óptima oferta para a Páscoa.


  Para além do coelho fica aqui um exemplo de um placar para esta mesma época festiva.





Exemplos de Mobiles

 Deixo aqui alguns exemplos de mobiles que podem fazer para decorar a sala na Primavera. 









Para o inicio do Ano Lectivo...

 


Aqui fica uma sugestão para o inicio do Ano Lectivo, um Placar de Aniversários que tem por tema as pintarolas.

Placar de Inverno



 Aqui uma sugestão para um placar alusivo ao Inverno.